Mala ou mochila??

images
Essa é uma pergunta que me faço até hoje em todas as viagens.Lembro que o primeiro drama foi nossa viagem para Austrália onde passaríamos 7 meses.
Arrumar a mala foi um sofrimento!! Eu poderia levar 1 bagagem de 32 quilos.
Optei pela mala de rodinhas. Para caber tudo que eu queria levar, cheguei a recorrer àqueles sacos vácuos (que são uma tremenda enganação – o vácuo não dura nada) e chorei por não caber minha coleção de meia-calças….Dificil colocar em prática o desapego.
Pesei a mala umas cem vezes e fechei com muito esforço nem pensando que não teria espaço para nada que eu quisesse comprar lá!
Acabei não usando boa parte do que levei (nenhuma meia calça) e assim a gente aprende. Hoje não tenho mais problemas com o desapego e não choro mais pelo que estou deixando… Mas optar por mala ou mochila continua um assunto delicado.

Na volta ao mundo escolhi uma mochila e confesso que em muitas horas sonhei com uma rodinha….. Então, o que é melhor??

A mochila é mais prática pra carregar em lugares onde não dá pra arrastar a rodinha – ou seja, te dá mais mobilidade. É mais segura, porque fica mais perto de você e é muito mais fácil de caminhar nas escadarias de metrôs ou em lugares com chão de terra ou areia. Como a mochila é molinha, é fácil encaixar mais algumas coisas quando o espaço estiver acabando.

Mas por outro lado com a mala você não carrega o peso, é só arrastar. Também é mais fácil de deixar as coisas organizadas e as roupas ficam menos amassadas e mais fáceis de achar. A gente acaba camelando menos no geral, mas nas horas que temos que carregá-la ela vira um trambolho!!

Cheguei a conclusão que depende da viagem que você for fazer e dos lugares que vai conhecer. Tanto faz se é mala ou mochila, o segredo é o peso…. Nunca coloque mais do que você pode carregar. Você vai conviver com a sua bagagem durante muitos dias, ela não pode ser um motivo de estress!! Pense bem, será que você precisa mesmo daquele salto alto ou daquele secador de cabelos?

P.

Anúncios

Qual é forma mais barata de ir da Itália para a Croácia??

Depois de muitas pesquisas, cálculos e contas chegamos a conclusão de que a forma mais barata de ir da Itália para Croácia é pelo mar.
O navio que atravessa o mar Adriático ligando a Itália à Croácia sai de Ancona (IT) e chega em Split (CRO).
A viagem é longa, são 11 horas noturnas. O navio é simples, sem muitos luxos mas muito confortável.
IMG_1320[1]
Compramos os tickets em uma agência de viagem na nossa cidade (Castelraimondo), pois pelo site achamos bem complicado.
Foi nossa primeira vez num navio e confesso que amei a vibe…. Ver lá de cima o navio ir se afastando do pier e algumas pessoas olhando a partida, o tchauzinho foi inevitável.
ancona para split (1) ancona para split (3) ancona para split (11)
O preço é diferente para o deck, poltronas e cabines. Se você está indo em baixa temporada a dica é comprar no deck. Como sempre têm poltronas suficientes, você facilmente achará um lugar confortável para se esticar…. Só não esqueça de levar um travesseiro, ele faz toda a diferença !!
Dormimos praticamente a viagem inteira, mas só entramos para explorar o navio depois do belíssimo pôr do sol e um drink gelado para brindar o belo e surpreendente começo!!
ancona para split (10) ancona para split (25) ancona para split (36)
P.

Aaahhh, Paris!!!

Paramos em Paris não por vontade, mas por falta de opção….. A nossa passagem de volta ao mundo é cheia de regrinhas, então, essa foi a forma mais barata de entrar na Europa antes de fazer uma paradinha no Brasil (de 2 meses).

Já haviamos conhecido Paris no mochilão que fizemos pela Europa em 2012….. E nossa experiência não foi nem um pouco agradável…. Lembro que odiamos a cidade….. Mas como alguém pode odiar Paris??

Viajantes amadores, marinheiros fazendo a primeira viagem…. Ficamos em uma localização horrível, um bairro de dar medo a 40 minutos de trem do centro…. Não comemos fora pois estávamos com a grana contada (e Paris é muito cara)…. Ficamos que nem barata tonta ao redor dos pontos turísticos, estava um frio de lascar e não tínhamos roupas apropriadas…. E para piorar, nem as fotos sairam bonitas, primeiro porque nossa máquina na época era medonha e segundo porque não conseguíamos sorrir de tão irritados!!!

Não sei se aprendemos a viajar ou se nos tornamos mentalmente mais abertos e evoluídos…. Ou porque dessa vez ficamos em uma excelente localização (enxergávamos a torre da janela do nosso quarto)…. Ou talvez porque estávamos acostumados com as dificuldades da Ásia…. Ou porque nos rendemos aos bons cafés e restaurantes depois de comer tanta coisa diferente….. Talvez porque depois de passar tanto calor e usar as mesmas roupas por meses, queria um friozinho pra variar (ah, como o frio me encanta)….

Tenho certeza que por todos esses motivos, nossa segunda impressão foi totalmente oposta!!!

Quem mora em Paris é chique, charmoso e elegante por natureza, é feliz pelo simples fato de morar em Paris!!!
Como é bom desembarcar em lugar onde tudo é mais parecido com a nossa realidade…… A adaptação é mais suave…..

Ficamos apenas 2 dias…. E dessa vez o roteiro foi bem diferente!!!
A pé fizemos tudo…. Torre Eiffel e arredores (claro que não poderia faltar), Jardim de Luxemburgo, St. Germain, Beaubourg, Notre Dame, Quartier Latin e Marais…. Explorando cada ruela e observando tudo com atenção… Em cada esquina nos encantávamos mais com essa cidade tão charmosa e tão cheia de história….. Estávamos abertos para sentir Paris intensamente, e sem expectativas nenhuma, fomos surpreendidos!!!

Dicas de Paris:
O site Conexão Paris é muito interessante e tem bastante coisa boa…. Peguei várias dicas, entre elas, onde comer o melhor crepe de Paris: Breizh Café no Marais – realmente MARAVILHOSO!

No blog Minha Bike Tem Cestinha, da minha querida amiga Isa que está morando na Europa (e sempre manda bem) pegamos a dica do Simpre Bar, no Grenelle. Ótimo lugar para beber e beliscar!

Outro ótimo site também para dar uma olhada: Spotted by locals … Mais uma dica preciosa da Isa! Dicas de pessoas locais para fugir da rota turística.

Depois de poucos dias de muita caminhada e muita canseira, fomos embora apaixonados pela cidade luz e ainda mais um pelo outro!!!

P.

DSC_0135   DSC_0163 DSC_0179  DSC_0192 DSC_0207 DSC_0208

DSC_0077DSC_0209 DSC_0215 DSC_0234 DSC_0243  DSC_0282 DSC_0293 DSC_0319 DSC_0320 DSC_0325  DSC_0335 DSC_0351 IMG_1976 IMG_1978  IMG_1999

Bali: Carro X Moto

Escutamos comentários de muitas e muitas pessoas sobre o trânsito de Bali e a pergunta sempre surge: É melhor alugar carro ou moto….?

O trânsito é realmente aquele caos…. Nada de leis nem  regras…. anda-se na contra mão, não tem pisca, sinal nem preferencial….. a vez sempre é de quem vai entrando…..

É comum motos com 5 membros da mesma família e uma criança pilotando…. retrovisor serve pra retocar a maquiagem e arrumar o cabelo ……

Irrita profundamente, da vontade de xingar…. mas a gente não vê ninguém xingando, para eles é tudo normal, faz parte do dia a dia…. viver em paz….. E assim a gente acaba “se sentindo mal” de xingar….. A gente aceita!!!! E acaba fazendo igual!!!!

Listamos as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte…… escolha o melhor pra você!!!

MOTO

Vantagens Desvantagens
Rapidez e agilidade Chove todo fim de tarde nessa época
Ventinho que   refresca O capacete abafa, é fedido e amassa o cabelo
Super   econômico Tem que ter atenção a todo momento
Facilidade   para transitar Necessário ter noções básicas de bom motoqueiro

CARRO

Vantagens Desvantagens
Tá e daí que   tá chovendo? O trânsito irrita muito mais
Conforto e trilha sonora Impossível não reclamar dos Balineses (que dirigem muito mal)
Carrega toda a  bagagem e o farnel Tem pontos da ilha que não anda
Dá pra   conhecer distâncias maiores

E se você está pensando em fazer uma viagem a Bali, escreva pra gente…… teremos o maior prazer de ajudar com mais dicas!!

P.

Planejar ou deixar a vida me levar??

Gostamos tanto de Bali que sentimos a necessidade de conhecer mais, cada cantinho, cada história, cada significado….. Então decidimos dar a volta na ilha, afinal, teriamos ainda muitos dias ali…..

Não planejamos nada…..somente alugamos o carro, tinhamos o 3G de um chip comprado lá (que quase nunca funcionava) e estávamos cientes da aventura…….

Templos e mais templos, fotos e mais fotos, muitos vídeos…. Cenas do dia a dia deles, observando e aprendendo com tudo a nossa volta….. Paramos em locais sem muitas opções de hospedagem, bateu o desespero, ficamos em lugares lindos….. Sorrimos, choramos, curtimos a lua cheia, participamos de rituais, conhecemos pessoas especiais….

E depois de 3 dias voltamos a Ubud, para o mesmo hotel que fomos muito bem recebidos, onde já consideravamos nossa casa, a grande família Suly …. Ótimo quarto, super barato, piscina boa, wifi, um bom café da manhã, pessoas encantadoras, moto a disposição (alugada por 5 dólares o dia), fácil localizaçāo e muito charmoso…. O que mais um viajante pode querer??

Volta e meia, paro para refletir sobre a importância de um bom planejamento, timtim por timtim….. Sempre fui uma pessoa que planejou muito, listas e planilhas para tudo…… Com um bom planejamento nos sentimos mais seguros, sabendo onde vamos chegar e o que vamos encontrar……. Mas muitas vezes ele se torna um inimigo, pois se alguma coisa não sai como o planejado o desespero é inevitável, sem contar que nos priva do prazer de explorar e descobrir…..

A filosofia do marido é outra…… Ele me ensinou que nem tudo precisa ser 100% planejado….. E como é bom ser surpreendido….. Lembrando que estamos dando a volta ao mundo, a viagem é longa e o segredo é agir com inteligência…..

É importante reservar previamente um hotel em um lugar turistico para o ano novo, por exemplo….. Mas não há necessidade de estipular em que restaurante vamos comer, o que vamos conhecer, quando vamos lavar a roupa, tudo nos mínimos detalhes….. Quando não planejamos, tudo que vier é lucro…..

Bom, mas nas horas que o bicho pega, sempre me pergunto: por que nao me preparei antes?

Ainda não encontrei a resposta para essa questão….. Planejar ou deixar a vida me levar???

P.

arround (1.0) arround (1.2) arround (1.3) arround (2) arround (2.1)  arround (7)  arround (7.1) arround (7.2) lempuyang (43)   arround (8)arround (9) arround (10)arround (11)DCIM100GOPROarround (16)arround (17)