O significado da Flor de Lótus…

Sempre achei lindo o desenho dessa flor tão comum em tatuagens. Uma flor mística, zen e cheia de significados – era só o que eu sabia.Foi no saguão do primeiro aeroporto que desembarcamos – Bali – que fiquei estática, sem acreditar no que meus olhos estavam vendo…. Ali, em um vasinho bem na minha frente uma flor de lótus aberta, meio tímida!!
Fiquei eufórica e falei pro marido “Agora eu quero ver uma totalmente aberta!”.

A flor que desabrocha na água é muito comum nos países da Ásia, mas é muito difícil vê-la toda abertinha. Como tínhamos muitos dias pela frente, tinha certeza que realizaria esse simples sonho.
E não demorou muito…… Poucos dias depois, no estacionamento do nosso hotelzinho, perto de onde paramos nossa moto ela estava ali, toda aberta, num rosa vivo, sorrindo pra nós! Fiquei hipnotizada, boba e agradecida….
Que felicidade!!!
O curioso é que a sorte foi só nesse dia, nos outros dias que pasamos por ali ela permanecia fechada.Então, intrigada a saber mais, fui pesquisar sobre o significado dessa flor tão mística.
DSC_0099 DSC_0164
Para os budistas ela representa a promessa de pureza e elevação espiritual.
Diz a lenda que quando o menino Buda deu os primeiros passos, em todos os lugares que pisou, flores de lótus desabrocharam.Muitos monges e budistas, em práticas meditativas, imaginam flores de lótus surgindo debaixo de seus pés enquanto andam, assim estariam espalhando o amor e a compaixão de Buda simbolizados pela flor.
DSC_0212 Tana Lot (21)
Há alguns mistérios que nem a botânica explica, como porque as folhas da flor de lótus são autolimpantes, repelindo poeira e microorganismos.Nos dias seguintes cruzamos com muitas delas em templos, restaurantes, aeroportos, cafés, casas e até nas ruas….. Vimos Lótus de vários tons, a grande maioria fechadinha ou semi-abertas…. A emoção sempre a mesma…. Impossível não parar, nem que por alguns segundos, e admirar essa obra tão mágica da natureza.
DSC_0211DSC_0103
P.
2 respostas em “O significado da Flor de Lótus…

Deixe um comentário

