Contrariando as opiniões sobre Split…

Desde que chegamos na Europa sonhávamos em conhecer a Croácia.
O objetivo era descansar curtindo a praia e a natureza.
Na minha primeira pesquisa descobri várias cidades encantadoras que eu gostaria de conhecer, como Drubrovnik, Zadar e a capital Zagreb. Mas como a Croácia é um país comprido e como eu disse que o objetivo era descansar optamos por ficar em somente uma cidade …. Nada de ficar camelando: fecha mala, check-in, check-out, procura hotel, etc.

Split é a principal cidade da Costa da Dalmácia, considerada pela Lonely Planet a costa mais bonita da Europa. Fica no centro do país, na parte do litoral e é da onde saem a maioria dos barcos para visitar as principais ilhas. A circulação de pessoas é grande, os turistas são na maioria europeus, não vimos muitos brasileiros. É geralmente escolhida como ponto de passagem, mas nós escolhemos como ponto fixo e estratégico.

IMG_1370

Alugamos um pequeno apartamento para uma curta temporada de 10 dias. Muito aconchegante e bem localizado. O preço era bem bom também, afinal, nunca gastamos muito com hospedagem.

Engraçado como na minha pesquisa em outros blogs não encontrei ninguém falando bem da cidade… Cá estou eu discordando e contrariando….. O lugar é uma graça!!!! Fique em torno do Palácio Diocleciano e você estará bem localizado. A Riva (beira mar) é arborizada, florida e belíssima com bancos e espreguiçadeiras para os visitantes curtirem o visual.

ancona para split (83)

A gente fica na dúvida de que lado olhar: ou pro mar para admirar a água clara e azul com grandiosos navios enfeitando ou pras iluminadas muralhas do antigo Palácio considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

hvar  (37)

Diocleciano foi o imperador romano que mandou construir o palácio na região onde nasceu para passar os últimos anos da sua vida. Ele não economizou na obra, trouxe até esfinges e colunas de granito do Egito para enfeitá-lo.
Menos de 300 anos depois da sua morte o palácio abandonado foi invadido por habitantes que fugiam das cidades vizinhas saqueadas pelos etruscos. O palácio então foi transformado em uma autêntica vila que mais tarde daria origem a cidade de Split.

IMG_2467hvar  (18)  split (57)

É uma delicia andar pelas ruelas que preservam até hoje muitos elementos originais.
São vários restaurantes e konobas charmosas, cantinhos com música ao vivo, lojas, comidas locais, bancos, mercados, etc…. É incrível imaginar como um Palácio de antigamente hoje é uma mini cidade…. Viva e vibrante.

DSC_0355 hvar  (17) hvar  (21) hvar  (26)   split (62)      split (69) split (81) split (87)

Mas o melhor de Split são as praias….. Você deve estar querendo saber qual…. Isso é o que menos importa, todas magnificas!! Como encontrá-las? Não se preocupe, todos os caminhos de Split são praias…. Alugue uma motinho, saia explorando e pare na que mais te impressionar!!

ancona para split (47) ancona para split (77)

P.

Anúncios

3 respostas em “Contrariando as opiniões sobre Split…

  1. Que lugar mais lindo,Paula,aqui em Avaré já tem amigos que nunca sonharam em conhecer a Croácia,me dizendo que vão logo para esse paraiso na terra.Muito lindo seu blog

  2. Adoro viajar através dos textos e fotos que vocês fazem.
    Que lugar lindo essa cidade!
    Realmente é um lugar que convida a ser conhecida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s