Como ir para Itália e não conhecer Roma?

Impossível…!!!!

Ruas e construções antigas, fontes lindíssimas, muitas luzes e história…. É como voltar ao passado!!

Ficamos apenas dois dias, foi bem corrido. Conseguimos ver só os pontos turísticos mesmo…. mas ainda voltaremos para explorar melhor cada cantinho da história.

Em Roma a crise que tanto se fala é percebida claramente e em muito momentos…. Nos trens que não funcionam, na taxa de turismo de 2 euros por dia que é cobrada no check in do hotel, nas pessoas bonitas pedindo dinheiro nas ruas, nos protestos em vários pontos da cidade, nos italianos reclamando do governo, nas pessoas trabalhando infelizes o que resulta o mau atendimento e preços altos.

Cobra-se um muito caro para entrar nas ruinas do Império Romano…. Me questionei se é certo cobrar ingresso por um lugar considerado tesouro da humanidade…. Então decidimos conhecer por fora mesmo e deu pra ver tudo de cima de ângulos privilegiados…..

É tudo indiscutivelmente muito lindo, mas os principais pontos turísticos estão sendo revitalizados, então a grande quantidade de andaimes tira um pouco o charme daqueles monumentos tão antigos…. Sem contar que atrapalham também as fotos!!!

Ficamos sabendo que em 2011 o presidente do Grupo Tod’s (sapatos e artigos de couro de luxo) assinou um contrato com a prefeitura de Roma para patrocinar a restauração de alguns monumentos da cidade. Desembolsou mais de 30 milhões de euros. Muita gente desconfiada entrou na justiça para rever alguns pontos do contrato, temendo que o local virasse área de propaganda. A polêmica atrasou a reforma e as obras começaram somente no final de 2013.

A fachada já está sendo limpa e a medida que os tapumes são retirados, o que era preto de fuligem está voltando a ser branquinho-mármore de novo. Mais adiante será feita uma mexida estrutural, mas é provável que apenas nossos filhos vejam a obra finalizada.

coliseumm e roma antiga dia (51) coliseumm e roma antiga dia (52)

E aqui terminou a primeira etapa da nossa viagem…… Embarcamos para o Brasil onde ficaremos 3 meses nos organizando para a nova vida : Uma temporada na Itália pra tirar a cidadania européia…. Mais um projeto de vida a ser realizado!!!

P.

DCIM100GOPRO coliseum e roma antiga dia (3)   DSC_0050 DSC_0091 DSC_0106 DSC_0117

 

 

 

Anúncios

Uma resposta em “Como ir para Itália e não conhecer Roma?

  1. Paulaaa… Roma é uma das minhas cidades favoritas! Ultima vez que fui foi 2011 e, pelo que vc relatou, estava bem diferente. Realmente, a crise na Italia já transborda e o povo está realmente infeliz e desacreditado. Que pena né? Uma das cidades com maior fonte histórica do mundo e largada… 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s