Como estão as Filipinas?

Em uma viagem longa, é sempre bom alternar lugares cheios de atrações com lugares calmos e sem muita opção…

Viajar pela Ásia tem essa vantagem…. Grandes centros urbanos X milhões de ilhas isoladas – tudo igualmente muito barato.
Pensamos em alternar Cingapura com Filipinas….. Ahhh, que paraíso!!!

Chegamos a ver os preços e para nossa surpresa, tudo muito barato!!! Ótimo, por que não?!?!
Comentamos os planos com algum outro viajante que cruzou a nosso caminho, ele arregalou os olhos e falou: “Mas será que já dá pra visitar?”
Lembramos que a poucos meses um tufão destruiu boa parte das ilhas…. Claro, agora os baixíssimos preços faziam todo sentido!

E fomos logo pesquisar…… Encontramos milhões de notícias, todos os mínimos detalhes da tragédia…. relatos de hora em hora, mas nada atual, somente sobre os primeiros dias após o ocorrido… nenhuma informação de como anda a reconstrução das áreas destruídas para atrair novamente os turistas…..

E nunca tinha parado para pensar sobre a ineficiência dos noticiários…..
Inacreditável….. durante uma semana o mundo inteiro só falou sobre isso, milhões de pessoas se mobilizatam para ajudar e poucos dias depois o fato é totalmente esquecido… triste!!!

E ficamos ali naquele dilema, tentando achar uma ilha fora da rota de destruição e mesmo assim arriscando em ver apenas ruínas e destroços!!
Já havíamos caído em uma roubada na viagem pela Nova Zelândia (em outubro de 2012) onde encontramos Christchurch – uma das cidades mais interessantes da Nova Zelândia, segundo Lonely Planet – totalmente destruída por um terremoto alguns meses antes.

Óbvel que não assumimos esse risco e escolhemos uma bela ilha na Malásia chamada Langkawi pois o nosso vôo para Europa sairia da capital Kuala Lumpur.

Então, aqui uma informação aos turistas que a rede globo não sabe….. As ilhas das Filipinas já estão totalmente recontruídas!! Recebemos essa informação de outro viajante que tinha acabado de passar por lá……

Christchurch também….. Um dia desses li um relato de uma brasileira que mora lá…. Ela conta que toda tragédia natural está no meio do processo. Deixa muitas morte mas certamente muda para melhor a vida de milhares. Pessoas que resolveram seguir os seus sonhos. Pessoas que valorizaram entes queridos. Pessoas que finalmente conseguiram se mudar para um outro país, mas que nunca tinha tido coragem. Restaurantes antes apertadinhos se mudam para locais estratégicos, os empresários expandem os horizontes e ampliam suas mentes. Isto não se vê na mídia – que tende focalizar somente o aspecto negativo do ocorrido. Talvez se a natureza não tivesse dado aquele empurrãozinho eles continuariam na mesma e com os mesmos conceitos estreitos.

P.

1 2 IMG_0881 IMG_0890

Anúncios

Uma resposta em “Como estão as Filipinas?

  1. É minha linda,as pessoas e governo quando são do bem ,conseguem coisas inacreditaveis,isso é Deus que dá a força.Lindas fotos meu filho…saudades bjossssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s