Greenschool: a escola mais verde do planeta

Antes de viajar para Bali, nunca tinha ouvido falar dessa escola…… Mais uma dica da nossa amiga Carolzinha que morou na Indonésia por 6 meses. Confesso que não tinha dado muita importância para o assunto, mas quando contei para Lili (parceira de Austrália) que eu estava indo para lá, a primeira coisa que ela disse foi : “Você tem que ir na Greenschool!!” Aquilo ficou na cabeça e como no fundo meu coração é de professora, nada mais justo do que conhecer esse lugar de ensino tão diferente e tão especial.

Não é só pela grandiosidade da arquitetura que ficamos encantados (onde tudo – tudo mesmo – é construido com bambu, recurso natural local renovável) …..

Seus fundadores, John (Canadense) e Cynthia Hardy (Americana),  chegaram em Bali no inicio dos anos 70, e ali foram ficando…. Se envolveram com a cultura local, com a comunidade e tiveram a idéia de criar uma escola diferente de tudo, onde ensinam valores já esquecidos no mundo de hoje…..

O respeito com todo os seres vivos, o senso de coletividade, a simplicidade, a alegria e a leveza…. Fora de todos os padrões…… Tudo fazendo parte do meio ambiente na maior harmonia. Fundada em 2007, basicamente com a ajuda de muitos patrocinadores, abrange ensino fundamental e ensino médio. As salas de aula não tem paredes nem portas, as crianças aprendem com a natureza ao redor, sentindo a brisa que sopra ……

A educação é natural, holística e centrada no aluno em um dos ambientes mais incríveis do planeta. Prepara os alunos para serem pensadores críticos e criativos, confiantes para defender a sustentabilidade do mundo e seu ambiente. Cada classe tem a sua hortinha, e o arroz que as crianças comem no alamoço é plantado e cuidado por elas mesmas……

A escola é voltada para estrangeiros, pois para os balineses é considerada muito cara…… 300 dólares…… Eu perguntei: por mês? Ela: nããããão, por ano!!! Kkk, quase caí pra trás….. Ensina-se todas as  matérias convencionais, em inglês e Balines, mas com o foco sempre na sustentabilidade do planeta.

Escola 100% ecologicamente correta, movida a  energia solar e com toda a água tratada do rio……. Saímos de lá fascinados, querendo proporcionar esse tipo de ensino para os nossos filhos…… Levamos para casa a lição de que o mundo todo pode dizer que você é louco, quando se tem um ideal e se acredita num sonho, nada é impossível….

P.

greenschool (1)  greenschool (8)greenschool 23  greenschool 20

greenschool (2)   greenschool (10) greenschool (11)

Anúncios

3 respostas em “Greenschool: a escola mais verde do planeta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s